Assistente Técnico em Perícias

Sobre Assistente Técnico em Perícias

Primeiramente, antes de entendermos suas características e como ele atua profissionalmente no mercado, devemos levar em conta a maneira correta que nos referimos a este profissional.
O termo “Perito Assistente” não existe, sendo isto um fator responsável por gerar dúvidas no que diz respeito ao seu trabalho e atuação.

O assistente técnico é um profissional especializado e formado em áreas específicas. Sua função é elaborar laudos periciais que possam auxiliar os advogados a compreenderem o objetivo de discussão que deu origem ao processo. Esse documento serve como prova para que os advogados possam alegar sua petição no processo.

Esse profissional é nomeado sempre pelas partes envolvidas no processo. Normalmente, ele é indicado para auxiliar nas questões que dependem de conhecimentos específicos. Seus serviços são pagos por meio de honorários, que são de responsabilidade da parte contratante.

Diferentemente do Perito Judicial, que é escolhido sempre pelo Juiz que cuida do caso. Sua responsabilidade é avaliar o laudo transcrito pelos assistentes técnicos para a conclusão da investigação.